terça-feira, 19 de abril de 2011

Pimentas ajudam a diminuir a barriga e o colesterol

Já reparou que, ao comer um prato apimentado, você sente o corpo inteiro esquentar? Isso acontece porque a pimenta é um alimento termogênico: eleva a temperatura do corpo e, assim, ajuda na perda de peso.
Além de darem sabor especial aos pratos, especiarias e ervas são capazes ajudar a exterminar calorias. Isso porque alguns condimentos podem melhorar a digestão, acelerar o metabolismo e assim colaborar com a perda de peso.
A pimenta é um exemplos de alimento termogênico, que durante a digestão, aumenta a temperatura do corpo, acelera o metabolismo e queima gorduras. Estudo realizado na Universidade de Oxford, Inglaterra, mostrou que consumir diariamente uma colher (chá) de pimenta vermelha aumenta o metabolismo em 20%.

Além de emagrecer, estudos indicam que a pimenta também reduz o colesterol. Uma outra pesquisa, desta vez realizada pela Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) comprovou que a pimenta diminui mesmo o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil. O que reduziu quase pela metade a gordura do sangue nas cobaias usadas na pesquisa foi a capsaicina, o princípio ativo da pimenta, que dá a ela o gosto ardido.

A capsaicina atua em várias áreas do corpo: alivia dores de cabeça, controla os níveis de glicose no sangue, aumenta a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento da rinite alérgica. E é até um aliado para quem quer entrar em forma.
“É uma substância estimulante do metabolismo. A pessoa passa a gastar mais calor através do que come. Então, isso ajuda no combate à obesidade. Além de ser um ingrediente natural”, afirma o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky.
Ainda falta determinar exatamente quanto é necessário consumir para que a pimenta traga todos esses benefícios. O que se sabe é que o brasileiro come muito pouca pimenta. Na Tailândia, por exemplo, ela é a estrela das receitas simples e sofisticadas. Lá, o consumo chega a dez gramas por dia. No Brasil, não passa de meio grama por pessoa.

E que tal cultivar suas próprias pimentas em casa, livres de agrotóxicos?
A www.lojadojardim.com acaba de lançar a Mini-Horta Minhas Pimentas - da Linha Jardim de Flores. Com este kit você cultiva 8 tipos de pimentas de forma organizada e prática, até num cantinho da varanda!
Você precisa conhecer esta novidade!

Clique sobre a foto para mais detalhes:


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Yacón: alimento poderoso contra o diabetes


Na aparência lembra uma batata-doce, mas o sabor e a consistência são mais parecidos com os de uma pêra madura. Estranho, mas poderoso: trata-se do yacón, um alimento usado pelos japoneses que pode modificar significativamente as formas de controle do diabetes.
Segundo o agrônomo Francisco Luiz Câmara, da Universidade Estadual de Botucatu , interior do Estado, os nutrientes desse alimento nem chamam muita atenção. "O diferencial está no teor de frutose , que aparece em 60% de sua composição" , explica Câmara.

O QUE ESTÁ COMPROVADO
Pesquisas coordenadas pela professora Ione Lemonica, também da Unesp de Botucatu, provaram que o chá de Yacón é eficiente no tratamento do diabetes.
Na experiência com o uso do yacón num grupo de roedores diabéticos, a taxa de açúcar no sangue voltou ao normal. Os mesmos efeitos têm sido notados em pessoas que se dispuseram a utilizar o vegetal todos os dias.

E COMO FAZER?
Segundo Francisco Câmara, os diabéticos deveriam tomar 01 litro de chá de folhas de yacón por dia.





sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ervas mágicas: limpam, acalmam, desincham e ajudam a emagrecer

Cavalinha e hibisco

Facilitam a digestão, desincham e têm efeito levemente laxante, especialmente o hibisco. A cavalinha ainda repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo, que trabalha em dobro quando você come mais do que o normal.

Camomila e melissa

Contêm substâncias (o flavonóide apigenina, na camomila, e óleos essenciais, na melissa) com efeito relaxante, proporcionando uma boa noite de sono.